Sobre o Nuvem do Conhecimento

1) Acho que cursos on-line são menos efetivos do que cursos presenciais...

O curso on-line pode ser muito efetivo para o aprendizado quando desenvolvido com qualidade. Os benefícios são:

  • Flexibilidade: o aluno estabelece sua agenda de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo. Também permite que cada pessoa tenha um ritmo próprio de estudos.
  • Tutoria: o aluno tem acesso a uma tutoria (via e-mail) para esclarecer qualquer dúvida durante os estudos.
  • Economia de tempo: não há gasto de tempo para se locomover até o local físico.

2) Num curso on-line, eu vou aprender menos do que se estudasse em uma sala de aula?

As estatísticas mostram que os resultados do treinamento on-line são tão (ou mais) efetivos do que os cursos presenciais. Os cursos on-line do programa Nuvem do Conhecimento são planejados por especialistas nos respectivos temas. Os conteúdos são didaticamente apresentados e produzidos utilizando a tecnologia a favor da aprendizagem. Os alunos também contam com o apoio da tutoria para responder às dúvidas técnicas e de conteúdo. É importante destacar, no entanto, que a dedicação do aluno é necessária para o sucesso do aprendizado.

3) Receberei certificado ao realizar um curso?

Sim, para os cursos realizados com sucesso (completado ou as que possuírem avaliação com nota igual ou superior a 85%) será emitido um certificado de conclusão.

4) Como eu sei, antes de fazer o curso, se ele é adequado aos meus objetivos?

Escolha o curso on-line da mesma forma que você escolhe fazer um curso presencial: veja o objetivo do curso, o programa abordado e se ele está alinhado às suas necessidades.

5) Para que serve o botão "SAIR" que aparece na área do curso?

O botão "SAIR" permite que você encerre o curso, para o qual você cumpriu os objetivos propostos.

6) Eu posso estudar no meu ritmo, quando quiser e de qualquer lugar?

Os cursos on-line, por natureza, permitem o estudo em qualquer horário disponível e de qualquer computador com conexão à Internet. Assim é o aluno que define uma agenda própria para os estudos. As etapas propostas pelo curso devem ser realizadas dentro do período disponível para acessar o treinamento.

7) Eu preciso ter um bom computador e uma boa conexão de internet para realizar um curso on-line?

Os cursos on-line são estruturados com diversos recursos multimídia (fotos, áudio, vídeos, animações etc) e assim recomenda-se que o acesso seja por meio de banda larga (no mínimo, 2MB)

8) Eu posso estudar utilizando um tablet ou smartphone?

Sim. Se o seu tablet ou smartphone for Android (geralmente, das marcas Samsung, LG, Sony, Motorola, etc) você poderá acessar o curso e realizá-lo, preferencialmente, no navegador do Chrome. Caso o seu tablet ou smartphone seja da Apple, com sistema iOS (iPhone ou iPad), recomenda-se acessar pelo navegador Safari. Para melhor aproveitamento no celular ou tablet, baixe o aplicativo do Moodle para Android ou do Moodle para IOS

9) O aluno tem a possibilidade de realizar o curso sem acesso da internet ou baixar algum arquivo via download?

Para garantir o acesso em qualquer horário e local, o processo do curso acontece de forma interativa (on-line). Caso você tenha grandes dificuldades para acesso ao conteúdo (ex.: não possui qualquer acesso à internet), entre em contato com a área de capacitação da Vai Voando pelo e-mail nuvemdoconhecimento@vaivoando.com.br para avaliarmos a sua situação e providenciarmos uma alternativa para estudar sem estar conectado na Internet (off-line). Não é possível realizar o download dos materiais.

10) Quando estiver realizando um curso on-line, posso interromper e retornar depois?

Sim. A qualquer momento, você poderá sair do curso, clicando no botão “Sair” ao final da página.